Postagem em destaque

Nota!

Não pretendemos “reinventar a roda”! O nosso intuito é fundamentalmente, o de levar conhecimento das tecnologias disponíveis para obtenç...

quinta-feira, 23 de março de 2017

O que é energia solar?


O Sol é indispensável para a vida no planeta Terra, pois fornece luz e  calor e é responsável pela água em seu estado líquido. Além disso, é essencial para a ocorrência da fotossíntese nos vegetais. Porém, a utilização da energia solar não se restringe aos sistemas naturais. O homem tem utilizado essa fonte de energia limpa e renovável cada vez mais em sua história, devido às suas  necessidades.
Existem várias formas da utilização da energia solar. Entre elas, destaca-se:
- Geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas;
- Geração de energia térmica através de sistemas de aquecimento solar de água.
A captação de energia solar é classificada em direta, quando ocorre apenas uma transformação para fazer da energia solar um tipo de energia utilizável pelo homem, ou indireta, quando ocorrerá  mais de uma transformação para que surja energia utilizável pelo homem. Também é classificada em sistemas passivos, que são geralmente diretos, apesar de algumas vezes utilizarem  uma conversão de calor em energia mecânica, ou em sistemas ativos, que  são sistemas que necessitam do uso de dispositivos elétricos, mecânicos ou químicos para aumentar a produção da energia.

                                            Usina solar PS10, na Espanha


Por energia solar

Nenhum comentário:

Postar um comentário